Descobrir como conseguir passar em Medicina é, para muitas pessoas, a primeira coisa que vem à mente quando se decide seguir essa carreira. Sabemos bem que é um grande desafio, principalmente por ser uma área bastante concorrida.
Porém, com dedicação e disciplina, nada é impossível. A seguir, listamos um compilado de dicas de quem já passou em Medicina e sabe o que faz toda diferença para o seu sucesso. Vamos lá?
Muitos vestibulandos estudam em casa, mas isso não significa deixar de adotar uma rotina bem definida. Ela é importante para que você se acostume a seguir os horários e se programe para fazer tudo que planejou.
Portanto, estabeleça um horário para se levantar, faça as suas atividades matinais normalmente e defina um horário certo para começar e encerrar as atividades no dia a dia. Isso é fundamental para que você consiga consistência nos estudos e se acostume com a rotina, o que torna as coisas um pouco mais fáceis.
Essa é uma das dicas de como passar em Medicina mais citadas. Com o plano de estudos, você consegue organizar melhor todas as atividades que precisa executar, o que inclui leituras, vídeos, resumos, exercícios e simulados. Isso também faz parte da organização da sua rotina.
Para fazer um planejamento bem feito e evitar estudar de forma aleatória, é possível colocar uma série de ações em prática. Entre as principais, podemos citar:
Tão importante quanto a criar essa rotina de estudos é lembrar de segui-la. É claro que, ao longo do tempo, você pode mudar o seu planejamento inicial e ajustá-lo de acordo com o que for mais adequado. Porém, independentemente das mudanças, não deixe de seguir uma linearidade. Isso ajudará bastante na sua organização e eficiência.
Além de seguir o planejamento que criou, é fundamental manter o foco no que você se propõe a fazer. Sabemos que a rotina de estudos é intensa e não é fácil, mas você precisa se lembrar dos motivos pelos quais está se dedicando: ser um médico(a).
Portanto, não desista dos seus objetivos — como passar em Medicina e, futuramente, tornar um profissional bem-sucedido — e, quando as coisas parecerem mais difíceis, lembre-se de manter o foco.
Por falar nisso, outro aspecto importante é referente às distrações. Na hora dedicada aos estudos, evite qualquer coisa que possa tirar você do foco. Para isso, algumas dicas são importantes, como:
Com a necessidade de estabelecer uma rotina bem definida e que exigirá dedicação por horas, nada mais justo do que reservar um cantinho próprio para os estudos, não acha? Tenha uma mesa e uma cadeira confortável e deixe tudo que precisa a fácil acesso.
Se você é uma pessoa que precisa de silêncio absoluto para estudar, criar uma área de estudos na sala não é uma boa opção, visto que a movimentação e o barulho são bem maiores. Se você não tiver um cômodo que pode ser usado exclusivamente para esse fim, aposte em um cantinho no seu quarto mesmo — mas nada de ceder à tentação de usar a cama ali do lado, combinado?
Aqui, também vale a dica das distrações que citamos. Elimine tudo que pode tirar o seu foco dos estudos e prejudicar a sua rotina e planejamento.
Na hora de fazer exercícios, aposte nos simulados e nas provas de vestibulares anteriores para testar os seus conhecimentos. Eles dão uma ótima ideia do que você poderá encontrar quando for a sua vez.
Também aproveite os editais das instituições para focar nos seus estudos. Afinal, tudo o que está ali que será abordado nas provas. Como elas só cobram o que foi apontado no documento, fica mais fácil direcionar sua atenção.
Não adianta esperar a motivação cair do céu. Isso significa que você é responsável por manter o foco e a disciplina necessários para alcançar o seu sonho. Relembre a si mesmo, continuamente, dos seus objetivos e não deixe a peteca cair.
O nosso organismo sempre dá sinais de quando estamos indo além do que ele consegue chegar. Alguns sinais, por exemplo, são sono excessivo, cansaço, níveis altos de estresse, irritabilidade e até mesmo o desânimo de continuar estudando.
Quando isso acontece, é hora de dar um passo para trás e buscar meios de aliviar a tensão. Como você tem uma rotina específica de estudos, deixe para fazer isso de segunda a sexta e tire o fim de semana para descansar, interagir com os amigos, assistir séries, ler um livro que não seja de estudos e fazer outras coisas que você goste.
Uma das coisas que os graduandos de Medicina costumam reforçar é a importância de escolher a instituição de ensino ideal, afinal, isso fará toda diferença no seu futuro. Alguns pontos que valem a pena analisar:
É claro que dicas de como passar em Medicina não são como uma receita de bolo, que precisa ser seguida à risca. Então, analise o que funciona para você e busque adaptar esse passo a passo para o que se encaixa melhor na sua rotina.
O que achou das nossas dicas? Quer continuar por dentro de conteúdos voltados para a graduação em Medicina? Então, siga nossos perfis nas redes sociais e não perca as atualizações! Estamos no Facebook, no Instagram e no Twitter!